DIA DA INFANTARIA

24

MAIO

Parabéns aos Veteranos de Infantaria pelo transcurso do dia da ARMA DE INFANTARIA. Vocês fizeram sua parte gloriosamente.

DIA DA CAVALARIA

10

MAIO

 

Parabéns Veteranos de Cavalaria pelo transcurso do dia da ARMA. é comemorado anualmente em 10 de Maio no Brasil.

DIA DO MARINHEIRO

13

DEZEMBRO

Desde o alvorecer do Brasil, sua história está entrelaçada ao mar. Pelos espaços marítimos chegaram os colonizadores portugueses e tantos outros povos que ajudaram a compor nossa identidade nacional. Também foi, pelo mar e águas interiores, escrita a história da consolidação da independência e da defesa dos nossos atuais contornos. Essas águas, nas quais sempre fomos vitoriosos, foram igualmente marcadas pelo sacrifício de nossos compatriotas, que ofereceram suas vidas em prol do BRASIL

Dia do Plano Nacional de Educação

12

DEZEMBRO

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 214 estabelece a criação, na forma de lei, de um plano nacional de educação, e elenca seus principais objetivos. É no texto constitucional, portanto, que está a base formal para a instituição do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como do estabelecimento de suas metas e estratégias.

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

12

DEZEMBRO

No dia 12 de dezembro seria a festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal do México e da América Latina. Neste ano, porém, o terceiro domingo do advento se sobrepõe a esta grande solenidade latino-americana; mas o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, salienta que pôde-se assim mesmo refletir sobre esse dia com as comunidades especiais que a tem como padroeira. “Esse dia está inserido dentro do Tempo do Advento e nos aponta para o mistério do Natal que celebraremos, reitera.

Um significado especial tem a festa de Nossa Senhora de Guadalupe neste ano: celebrou-se de 21 a 27 de novembro passado, junto ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe — aos pés da Virgem de Guadalupe —, assim como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua posterior implementação, um marco no caminhar dos discípulos missionários do nosso continente.

Leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade, fizeram parte deste grande evento eclesial, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina e do Caribe, à medida que aproxima-se a celebração do 500º aniversário do Evento Guadalupano e do 2000º aniversário da nossa Redenção (2031+2033).